Em
Jornal de Beja

2022/11/28

31 arguidos pertencentes a uma rede criminosa e presos no Alentejo em prisão preventiva

Concelho

31 dos 35 arguidos que contratavam trabalhadores estrangeiros para a agricultura, no Alentejo, ficaram em prisão preventiva, segundo o despacho do Tribunal Central de Instrução Criminal.

Segundo o despacho, a que Lusa teve acesso, o juiz Carlos Alexandre determinou a prisão preventiva para 31 arguidos, oito dos quais com possibilidade de ficar em prisão domiciliária com pulseira eletrónica, caso o relatório da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), que vai avaliar as condições pessoais e sociais seja favorável. O principal fundamento do juiz para a prisão preventiva é “o perigo de fuga”. As medidas de coação foram aplicadas no passado sábado, dia 26, data em que terminaram os interrogatórios aos indiciados.

Os restantes quatro arguidos, todos portugueses, saíram em liberdade com Termo Identidade e Residência (TIR), proibição de contactos e apresentações periódicas diárias às autoridades.

Os 35 arguidos, “fortemente indiciados” por associação criminosa, tráfico de pessoas, branqueamento de capitais e falsificação de documentos, entre outros crimes, foram detidos no passado dia 23 pela Polícia Judiciária (PJ).

A rede era formada por estrangeiros, nomeadamente famílias romenas, e alguns portugueses que lhes davam apoio. Esta investigação da PJ começou há cerca de um ano e teve como foco a angariação por aquela rede criminosa de trabalhadores estrangeiros com a promessa de emprego e habitação.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Ciclo de Conversas “Mediação da leitura e da escrita” regressa a 22 de abril
17/04/2025
Pax Julia recebe esta quinta-feira conjunto musical emergente Asteria
17/04/2025
Freguesia de Pias recebeu a Segunda Edição do Torneio Bernardo Marta
16/04/2025
A Festa do Cinema Italiano celebra a 18ª edição com cinema, gastronomia e música
16/04/2025
ANTI-AMERICANOS OU ANTI-TRUMP?
15/04/2025
Município de Beja questiona CP sobre prazo de entrega de novos comboios
15/04/2025
Centro de Arqueologia e Artes recebe exposição com textos de critico de arte e poetas
15/04/2025
“Se nós não ajudamos o jornalismo a passar por esta fase, [assistiremos à] morte da democracia junto com a morte do jornalismo”
14/04/2025