De 2 a 5 de abril, São Pedro do Sul, no distrito de Viseu, foi o epicentro do Futsal na categoria Sub-13 Masculina, em mais um Torneio Interassociações organizado pela Federação Portuguesa de Futebol, desta vez em colaboração com a Associação de Futebol de Viseu. Em representação da Associação de Futebol de Beja esteve a seleção mais jovem da prova, que igualou a prestação do ano passado em termos de resultados, mas apresentando-se claramente como um projeto de futuro.
No primeiro encontro, a equipa da AF Beja, teve pela frente a congénere da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo. Com um bom arranque, o coletivo bejense colocou-se em vantagem por 0-2, com dois golos de João Santos (1' e 4'). Seguiu-se a resposta de Angra, que virou o resultado para o 3-2 que se verificava ao intervalo, graças aos tentos de Martim Vilas (7'), Dilan Rocha (12') e Diego Dias (13'). Na segunda parte, o domínio foi dos açorianos, que continuaram a marcar. Dário Romeiro (26), Gustavo Lima (29'), Martim Vilas (31' e 32'), Dilan Rocha (32' e 34') e Dárcio Pimentel (37') foram os marcadores de serviço para o lado da seleção de Angra do Heroísmo. O conjunto da Associação de Futebol de Beja ainda reagiu nos últimos períodos, com João Santos (34' e 38') e Rodrigo Carochinho (39') a fazerem a diferença e o resultado a fixar-se em 10-5.
O desafio mais complicado estava projetado para o segundo dia da prova, frente a uma boa e bem trabalhada equipa da Associação de Futebol de Vila Real. Apesar do jogo muito bem conseguido dos jovens do distrito de Beja, a diferença entre as duas formações foi-se evidenciando no marcador, com a turma de Vila Real sair para o intervalo a vencer por 3-0, com golos de Martim Sampaio (1'), Afonso Santos (14') e Guilherme Almeida (19'). Na segunda parte, João Nogueira (22') dilatou para 4-0, seguindo-se uma forte resposta da Seleção Distrital da Associação de Futebol de Beja, que foi capaz de reduzir para 4-3, graças aos golos de João Santos (27' e 29') e Rodrigo Vangente (27'). Com a vantagem em risco, os jovens de Vila Real voltaram à carga e apontaram mais três golos, da autoria de João Nogueira (31'), Gonçalo Rosa (33') e Afonso Santos (36'). O resultado ficou fechado à passagem do minuto 36', com João Santos a fazer o 7-4 final.
A Seleção Distrital da Associação de Futebol da Horta foi a adversária que se seguiu. Depois de uma primeira parte bem conseguida da formação da Associação de Futebol de Beja, o marcador assinalava, ao intervalo, 0-1 favorável ao coletivo bejense, com Afonso Pereira (8') a colocar o seu nome na lista de marcadores da equipa. Depois do descanso, a turma da Associação de Futebol da Horta entrou com mais eficácia. Celso Custódio (24') fez o empate, João Santos (25') voltou a colocar Beja na frente, mas Miguel Cabeceira (30' e 32') e Lourenço Macedo (34') viraram o marcador. Os jovens bejenses não baixaram os braços e Xavier Chendo (34' e 37') faz a diferença com doi tentos que asseguraram o 4-4 final.
Para o último dia e já com algum cansaço acumulado ficou reservada a partida frente à congénere da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Num jogo muito equilibrado, João Santos (6', 17', 25' e 29') foi o nome em destaque do lado da Associação de Futebol de Beja, ao apontar quatro dos cinco golos bejenses, para os quais também contribuiu Enzo Soares (26'), com um auto-golo. A formação de Viana do Castelo teve como marcadores de serviço Kévin Godinho (8'), Gabriel Esmeriz (22'), Tomás Nascimento (24') e Rodrigo Patusco (24').
O rescaldo desta participação no Torneio Interassociações de Futsal Masculino Sub-13 é extremamente positivo, não só pela experiência vivida por muitos destes jovens jogadores, mas também do ponto de vista desportivo. Com um conjunto de resultados que igualou a prestação da temporada passada, a diferença esteve na baixa média de idades da nossa seleção e na sua composição, com quase totalidade de atletas das equipas de formação de futsal do distrito. Por isso, com tanta juventude e margem de progressão, esta foi uma excelente oportunidade para preparar o futuro e olhar com mais ambição para as próximas edições desta prova.