A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) lançou uma atualização da sua aplicação para telemóveis, MyULSBA, que contempla uma série de atualizações e novas funcionalidades.
Nesta atualização já é possível receber notificações de alerta sobre marcações/ reagendamentos/ cancelamentos de consultas futuras e eventos, quer do Hospital, quer nos Cuidados de Saúde Primários. Consultar o histórico da relação com a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo. Visualização detalhada dos agendamentos. Quaisquer alterações realizadas pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo serão replicadas na agenda do MyULSBA.
A aplicação MyULSBA pode ser descarregada gratuitamente através da App Store, para telemóveis Apple, e da Google Play, para telemóveis Android, após pesquisa por “MyULSBA”.
MyULSBA – o que é e como se pode aceder?
MyULSBA é a APP do utente da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo que constitui um novo canal de comunicação, interação e contacto entre a ULSBA e os seus utentes, bem como a comunidade em geral.
Com acesso a partir do telemóvel, computador ou tablet, o utente da ULSBA pode comodamente aceder, a qualquer hora, de forma fácil e segura a um conjunto de funcionalidades e informações pessoais sobre a sua atividade na Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo.
MyULSBA é de adesão gratuita, e numa primeira fase, não está disponível para menores de idade.
MyULSBA está disponível via app, nas versões Android, IOS e Windows e poderá ser descarregada nas respetivas stores, e via web, através do endereço http://my.ulsba.min-saude.pt. O suporte para autenticação é feito através do sistema de chave móvel digital ou, em alternativa, através do número de telemóvel e do número de utente do SNS, tendo o número de telemóvel que ser o mesmo que está registado no seu processo hospitalar.
Para aceder ao MyULSBA é necessário ser utente da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo?
Não. Qualquer cidadão consegue aceder sem se registar, tendo acesso limitado às informações de carater geral/Institucional.
Para poder usufruir de todas as funcionalidades disponíveis precisa ser utente da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo e registar-se.
É possível associar ascendentes/descendentes à área pessoal?
Sim. Será feita uma validação, com cruzamento de informação do telemóvel de registo na app e respetivo nº SNS (ex.: Pai adiciona nº SNS do filho na sua app. Caso a ficha de utente do filho, contenha o número de telemóvel do Pai, e com o qual se registou na app, será feita uma validação positiva, passando a aceder às informações do filho).
As diferentes informações das contas validadas e associadas a uma conta principal, ficarão visíveis através de separadores distintos, com o nome dos utentes associados. (p.ex. Menu -> Meus dados -> Histórico de episódios -> Nome do utente A/Nome do utente B -> listagem com histórico de episódios do utente selecionado).
Quais as funcionalidades disponíveis?
A APP está em constante evolução e melhoria, neste momento as principais funcionalidades são:
O utente pode consultar agendamentos futuros?
Sim, é possível consultar agendamentos futuros (consultas e exames). Para tal, deve aceder à área Agenda, onde lhe são apresentadas as próximas consultas/ exames por data, com a hora e local onde se vão realizar. Para mais detalhes deve clicar na consulta/ exame em questão.
Como pode pedir reagendamento/ cancelamento de consultas?
Caso não possa comparecer à sua consulta, faça um pedido de reagendamento ou cancelamento da consulta. Assim que a sua consulta for reagendada, recebe uma notificação com a nova data da consulta.
O pedido de remarcação da consulta pode ser feito na própria notificação de marcação de consulta, ou posteriormente na agenda na consulta em questão. O pedido de cancelamento não pressupõe a marcação de uma nova consulta.
É possível pedir para marcar consultas na MyULSBA?
Para os Cuidados de Saúde Primários, sim!
Na App MyULSBA Meus Dado -> Centro de Saúde -> Agendamento de Consulta Para o Hospital, não. O utente não pode pedir para marcar consultas. Caso necessite de uma consulta de especialidade deve falar com o secretariado da respetiva consulta.
O utente pode pedir a renovação de Receituário na MyULSBA?
Sim. Agora já não necessita de se deslocar ao Centro de Saúde, pode fazer o pedido através da App MyULSBA: Meus Dados > Centro de Saúde > Renovação de Receituário.
Como pode obter um comprovativo de presença?
Se necessitar de declaração de presença detalhada, solicite-a no secretariado antes de sair do serviço. Na sua app, terá acesso a um comprovativo de presença de Consulta/ Urgência/ Internamento/ Hospital de Dia e Cuidados de Saúde Primários. Para isso deve ir a Meus Dados -> Histórico de Episódios e no episódio em questão terá acesso ao mesmo.
Como pode solicitar relatórios clínicos?
Não se desloque, para este efeito, ao hospital. Na App pode fazer o pedido de relatórios clínicos referentes a episódios de Internamento, Urgência ou de Especialidade.
Fonte/Foto: ULS Baixo Alentejo