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Jornal de Beja

2025/07/29

APP MYULSBA com novas funcionalidades para os cuidados de saúde primários

Concelho

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) lançou uma atualização da sua aplicação para telemóveis, MyULSBA, que contempla uma série de atualizações e novas funcionalidades.

Nesta atualização já é possível receber notificações de alerta sobre marcações/ reagendamentos/ cancelamentos de consultas futuras e eventos, quer do Hospital, quer nos Cuidados de Saúde Primários. Consultar o histórico da relação com a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo. Visualização detalhada dos agendamentos. Quaisquer alterações realizadas pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo serão replicadas na agenda do MyULSBA.

aplicação MyULSBA pode ser descarregada gratuitamente através da App Store, para telemóveis Apple, e da Google Play, para telemóveis Android, após pesquisa por “MyULSBA”.

MyULSBA – o que é e como se pode aceder?

MyULSBA é a APP do utente da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo que constitui um novo canal de comunicação, interação e contacto entre a ULSBA e os seus utentes, bem como a comunidade em geral.

Com acesso a partir do telemóvel, computador ou tablet, o utente da ULSBA pode comodamente aceder, a qualquer hora, de forma fácil e segura a um conjunto de funcionalidades e informações pessoais sobre a sua atividade na Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo.

MyULSBA é de adesão gratuita, e numa primeira fase, não está disponível para menores de idade.

MyULSBA está disponível via app, nas versões Android, IOS e Windows e poderá ser descarregada nas respetivas stores, e via web, através do endereço http://my.ulsba.min-saude.pt. O suporte para autenticação é feito através do sistema de chave móvel digital ou, em alternativa, através do número de telemóvel e do número de utente do SNS, tendo o número de telemóvel que ser o mesmo que está registado no seu processo hospitalar.

Para aceder ao MyULSBA é necessário ser utente da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo?

Não. Qualquer cidadão consegue aceder sem se registar, tendo acesso limitado às informações de carater geral/Institucional.

Para poder usufruir de todas as funcionalidades disponíveis precisa ser utente da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo e registar-se.

É possível associar ascendentes/descendentes à área pessoal?

Sim. Será feita uma validação, com cruzamento de informação do telemóvel de registo na app e respetivo nº SNS (ex.: Pai adiciona nº SNS do filho na sua app. Caso a ficha de utente do filho, contenha o número de telemóvel do Pai, e com o qual se registou na app, será feita uma validação positiva, passando a aceder às informações do filho).

As diferentes informações das contas validadas e associadas a uma conta principal, ficarão visíveis através de separadores distintos, com o nome dos utentes associados. (p.ex. Menu -> Meus dados -> Histórico de episódios -> Nome do utente A/Nome do utente B -> listagem com histórico de episódios do utente selecionado).

Quais as funcionalidades disponíveis?

A APP está em constante evolução e melhoria, neste momento as principais funcionalidades são:

  • Receber notificações de alerta sobre marcações/reagendamentos/cancelamentos de consultas futuras e eventos, quer do Hospital, quer do Centro de Saúde;
  • Consultar informação sobre o local da consulta, tendo a possibilidade de navegar até ao local;
  • Consultar o histórico da relação com a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo;
  • Visualização detalhada dos agendamentos. Quaisquer alterações realizadas pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo serão replicadas na agenda do MyULSBA;
  • Solicitar reagendamento ou cancelamento de consultas;
  • Download do comprovativo de presença;
  • Pedido de relatórios médicos;
  • Consultar taxas moderadoras em dívida e solicitar referência multibanco para pagamento, sendo a mesma disponibilizada posteriormente no MyULSBA;
  • Pedido de esclarecimento de taxas moderadoras;
  • Responder a inquéritos de satisfação, de saúde e outros pedidos, relativos à interação do utente com o hospital;
  • Consultar informação/localização das unidades que constituem a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo;
  • Dador ULSBA, com o histórico das dádivas de sangue, das análises, e informação das brigadas móveis.

O utente pode consultar agendamentos futuros?

Sim, é possível consultar agendamentos futuros (consultas e exames). Para tal, deve aceder à área Agenda, onde lhe são apresentadas as próximas consultas/ exames por data, com a hora e local onde se vão realizar. Para mais detalhes deve clicar na consulta/ exame em questão.

Como pode pedir reagendamento/ cancelamento de consultas?

Caso não possa comparecer à sua consulta, faça um pedido de reagendamento ou cancelamento da consulta. Assim que a sua consulta for reagendada, recebe uma notificação com a nova data da consulta.

O pedido de remarcação da consulta pode ser feito na própria notificação de marcação de consulta, ou posteriormente na agenda na consulta em questão. O pedido de cancelamento não pressupõe a marcação de uma nova consulta.

É possível pedir para marcar consultas na MyULSBA?

Para os Cuidados de Saúde Primários, sim!

Na App MyULSBA Meus Dado -> Centro de Saúde -> Agendamento de Consulta Para o Hospital, não. O utente não pode pedir para marcar consultas. Caso necessite de uma consulta de especialidade deve falar com o secretariado da respetiva consulta.

O utente pode pedir a renovação de Receituário na MyULSBA?

Sim. Agora já não necessita de se deslocar ao Centro de Saúde, pode fazer o pedido através da App MyULSBA: Meus Dados > Centro de Saúde > Renovação de Receituário.

Como pode obter um comprovativo de presença?

Se necessitar de declaração de presença detalhada, solicite-a no secretariado antes de sair do serviço. Na sua app, terá acesso a um comprovativo de presença de Consulta/ Urgência/ Internamento/ Hospital de Dia e Cuidados de Saúde Primários. Para isso deve ir a Meus Dados -> Histórico de Episódios e no episódio em questão terá acesso ao mesmo.

Como pode solicitar relatórios clínicos?

Não se desloque, para este efeito, ao hospital. Na App pode fazer o pedido de relatórios clínicos referentes a episódios de Internamento, Urgência ou de Especialidade.

 

Fonte/Foto: ULS Baixo Alentejo

 

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