A proposta de criação de uma plataforma de integração de migrantes foi o tema dos encontros de trabalho que o Município de Beja e a Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo promoveram, recentemente, junto das autarquias de Ferreira do Alentejo e Odemira.
Tal como no concelho de Beja, também nos territórios vizinhos de Ferreira do Alentejo e de Odemira assistimos a uma mudança de paradigma das atividades económicas que coloca importantes desafios às empresas e às instituições.
Um pouco por toda a região, mas sobretudo com enfoque nestes três concelhos, assistimos igualmente à chegada de mão-de-obra proveniente de outras geografias. Homens e mulheres que procuram trabalhar e melhorar a suas vidas, criando novos desafios que exigem às autoridades locais e nacionais a construção de instrumentos e de políticas de acolhimento que permitam uma verdadeira e desejável integração destes cidadãos.
É precisamente nesse sentido que surge a proposta de construção de uma plataforma que pretende fomentar a inclusão social, e laboral dos migrantes, assim como a recolha de dados, fortalecendo a coesão comunitária e promovendo oportunidades equitativas de integração.
Destes primeiros encontros supraconcelhios identificámos desafios e oportunidades comuns e abrimos uma porta ao trabalho colaborativo.
Fonte/Foto: CM Beja