Em
Jornal de Beja

2025/03/12

Beja despede-se do Mestre Isaclino Palma

Concelho

Faleceu esta quarta-feira, dia 12 de março, o Mestre Isaclino Francisco da Palma, aos 97 anos de idade, o oleiro que colocou mestria genial nas mãos para esculpir no barro diversos momentos históricos da vida coletiva em Beja.

A Câmara Municipal de Beja, emitiu um comunicado, na sua página oficial, a lamentar a morte do artista bejense.
“Foi com enorme pesar que o Município de Beja tomou conhecimento do falecimento de Isaclino Francisco da Palma, aos 97 anos de idade.
Isaclino Palma ficará para sempre na nossa memória como o oleiro que colocou mestria genial nas mãos para esculpir no barro diversos momentos históricos da nossa vida coletiva em Beja. São disso exemplo os trabalhos que recriam a Batalha de Beja entre Gonçalo Mendes da Maia e o Rei Mouro, a Lenda do Touro e da Cobra ou a grande paixão da freira Mariana Alcoforado por um militar francês.
Este ofício eleito, apesar das suas deambulações pelo desenho, pelo talhar de figuras em madeira e outros enumerados, permitiram-lhe contactar com personalidades como a professora Maria Isabel Covas Lima, os professores Abel Viana e Janeiro Acabado, os Presidentes da República Mário Soares e Jorge Sampaio, os cantores Carlos do Carmo, Simone de Oliveira e Paulo de Carvalho, o escritor Manuel da Fonseca e os poetas António Aleixo, António Gonçalves Correia e João Honrado, sem esquecer João António dos Santos ou o Max, figura por quem nutria grande carinho.
A Câmara Municipal de Beja haveria de reconhecer-lhe o mérito e a criatividade ímpar quando, em 2021, o agraciou com a Medalha de Mérito Artístico e Cultural.
Isaclino Francisco da Palma acompanhou a vida de Beja durante quase um século. Era por todos conhecida a sua paixão pelo futebol, modalidade desportiva onde foi jogador, treinador amador e árbitro. Sempre se mostrou orgulhoso do seu serviço militar como dragão de Olivença, em Estremoz.
A cidade não esquece o seu sorriso e o bom acolhimento nos anos que dirigiu o antigo café Isaac.
“As mãos que trabalham o barro” é a designação da exposição permanente de Isaclino Palma no Clube Unesco para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, na cidade de Beja.
A Câmara Municipal de Beja informa que o corpo de Isaclino Francisco da Palma estará em câmara ardente na capela mortuária de Beja, realizando-se o funeral amanhã, dia 13 de março, pelas 10 horas.

 
Beja, 12 de março de 2025
Paulo Arsénio
Presidente da Câmara Municipal de Beja”

 

Fonte/Foto: CM Beja
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
ULS Alto Alentejo alerta para burla de falsas dívidas ao SNS
21/08/2025
Atividade operacional do Comando Territorial de Beja
21/08/2025
CA Aldenovense comemora o seu 78.º aniversário esta quarta-feira
20/08/2025
Torneio Inter-regiões de hóquei em 2026 realiza-se em Beja
20/08/2025
Esclarecimentos e informação sobre o Walking Football
19/08/2025
Feira do Livro de Beja 2025 está de regresso de 11 a 14 de setembro
19/08/2025
Avenida Brasil recebe Light Run Beja Jovem esta segunda-feira
18/08/2025
Vidigueira empatou e FC Serpa venceu em jogo do Campeonato de Portugal
18/08/2025