Em
Jornal de Beja

2023/01/23

Beja Merece+: Movimento acha “meio estranho” o PCP ignorar o aeroporto nas Jornadas Parlamentares

Concelho

O Partido Comunista Português promove nos próximos dias 30 e 31 de janeiro as Jornadas Parlamentares em Beja. Do programa não consta qualquer visita ao Aeroporto /Terminal Civil ou reunião com a ANA.

O Movimento Beja Merece+ (MBM+) defende um binómio aeroportuário (via Porto de Sines) conetável por linha ferroviária de velocidade alta – Beja ficaria ligada às principais regiões: Lisboa (40 minutos), Faro e Badajoz (20 minutos), Madrid (125 minutos).

O Movimento face ao programa das Jornadas Parlamentares do PCP não contemplarem uma vista ao aeroporto ou uma reunião com a ANA, a administradora da infraestrutura, tendo Florival Baioa, do (MBM+) lembrado que “existem, como todos sabemos, três grandes infraestruturas fundamentais para que a nossa região, o Baixo Alentejo, possa abrir caminhos para o seu desenvolvimento, nomeadamente para a exploração das suas enormes potencialidades, o aeroporto; a IP8/A26, a ferrovia Lisboa-Beja-Faro, sem as quais não deste marasmo de décadas que atravessamos”, concluiu.

O representante do Movimento justifica que “talvez por esta e por muitas outras razões é importante e pertinente que os partidos políticos venham até Beja, em reuniões plenárias parlamentares e, aqui, discutir os grandes problemas que nós dificilmente conseguiremos resolver sem apoios e inteligência socioeconómica dos que foram votados pelo povo”, acrescentando que face às Jornadas Parlamentares “que por essa razão achamos meio estranho o PCP não faça uma visita e fale com a direção do Aeroporto para que ele venha a ter as funções em ativo, já que ele se pode transformar no grande centro de emprego e dinamismo económico”, rematou.

Florival Baioa lembra a importância que a infraestrutura assumiria já que “desta forma poderia estancar o fluxo migratório, deixar os nossos jovens melhorar o seu futuro e dar um pouco mais de felicidade a esta gente resistente que por aqui vai resistindo”, deixando um grito de alerta, lembrando que “precisamos da força dos eleitos para pressionar a ANA e outros elementos para que, em conjunto, encontremos o futuro”, rematou.

Em opinião anteriormente expressas, o Movimento Beja Merece+ sempre defendeu que “o aproveitamento do aeroporto de Beja permitiria, também, criar emprego e travar a desertificação numa região que perde anualmente 1% da sua população”.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Ciclo de Conversas “Mediação da leitura e da escrita” regressa a 22 de abril
17/04/2025
Pax Julia recebe esta quinta-feira conjunto musical emergente Asteria
17/04/2025
Freguesia de Pias recebeu a Segunda Edição do Torneio Bernardo Marta
16/04/2025
A Festa do Cinema Italiano celebra a 18ª edição com cinema, gastronomia e música
16/04/2025
ANTI-AMERICANOS OU ANTI-TRUMP?
15/04/2025
Município de Beja questiona CP sobre prazo de entrega de novos comboios
15/04/2025
Centro de Arqueologia e Artes recebe exposição com textos de critico de arte e poetas
15/04/2025
“Se nós não ajudamos o jornalismo a passar por esta fase, [assistiremos à] morte da democracia junto com a morte do jornalismo”
14/04/2025