Com o término do ano letivo, termina também o primeiro ano do Projeto “A Hora dos SuperQuinas”.
Este projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento da motricidade infantil para crianças do 1.º ciclo, nas atividades de enriquecimento curricular, com o desporto e os valores a ele associados como elementos fundamentais para um estilo de vida saudável, aos quais se soma a sensibilização para temas chave como a nutrição e o sono.
Esta iniciativa, promovida pela Federação Portuguesa de Futebol, em parceria com as Associações Distritais e Regionais de Futebol envolveu, a nível nacional, 290 municípios, 580 escolas, mais de 1250 professores/técnicos e cerca de 35.000 crianças. No distrito de Beja aderiram ao projeto os 14 municípios com um total de 25 escolas, abrangendo cerca de 50 professores/técnicos das AECs e 1500 crianças.
Neste âmbito foi fornecido material desportivo às escolas aderentes, assim como um manual digital com sessões pré-definidas para os professores diversificarem as suas aulas. Ao longo do ano decorreram diversas atividades como passatempos nacionais, visitas de seleções nacionais e de clubes às escolas e encontros regionais ou locais.
Para o próximo ano letivo, o projeto estará disponível para duas novas escolas por município, perfazendo um total de 4 escolas aderentes por município a participar no projeto.
“A Hora dos SuperQuinas” tem a aprovação da Direção Geral da Educação, Direção Geral da Saúde, Secretaria de Estado da Juventude e Desporto e da Associação Nacional de Municípios Portugueses, assim como de Psicólogos, Pediatras e Especialistas em Educação Física.