Em
Jornal de Beja

2023/06/12

Beja regressa com a Feira do Livro ‘Solstício das Palavras’

Concelho

De 19 a 25 de junho, Beja organiza a 2ª edição da Feira do Livro Solstício das Palavras. Uma semana a celebrar a palavra escrita, lida, dita e cantada.

Ondjaki, José Eduardo Agualusa, Rafael Gallo e Nuno Nepomuceno são alguns dos autores presentes nesta feira que reúne mais de 80 autores da região.

José Mário Silva, Maria Flor Pedroso, Ricardo Viel, Elsa Ligeiro, Martinho Marques, Miguel Cardoso Pereira, Carlos Almeida e Leonardo Freitas serão moderadores das tertúlias agendadas para estes dias.

 

As atividades decorrerão em vários espaços do centro da cidade – Portas de Mértola, Terreiro dos Valentes, Jardim do Bacalhau, Biblioteca Municipal de Beja José Saramago, Centro UNESCO de Beja, Pax Julia Teatro Municipal com diversos espetáculos de música, leituras encenadas e contos.

 

Da programação destacam-se os escritores Ondjaki, José Eduardo Agualusa, Rafael Gallo, e a celebração dos centenários de Natália Correia, Urbano Tavares Rodrigues e Mário Cesariny. Serão celebradas as Vidas Literárias de Nuno Nepomuceno, Ana Cristina Silva, António Bagão Felix, Ana Paula Figueira e Joseia Matos Mira. Haverá tertúlias com os poetas Andreia Faria e André Osório, uma tertúlia sobre tradução com Gilda Encarnação e a apresentação do Roteiro Literário Mariana Alcoforado, com Marta Páscoa e António Cunha.

Na moderação destas conversas estarão José Mário Silva, Maria Flor Pedroso, Ricardo Viel, Elsa Ligeiro, Martinho Marques, Miguel Cardoso Pereira, Carlos Almeida e Leonardo Freitas.

A programação desta edição conta com diversas parcerias. A ASSESTA - Associação de Escritores do Alentejo, com o lançamento da 4ª edição do Prémio Joaquim Mestre, no dia 21, e tertúlias com mais de 20 autores e criadores da região. A DGLAB - Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, com um seminário sobre as Bibliotecas e a Agenda 2030/ODS, no dia 19 e um encontro de influenciadores digitais, no dia 24. A Fundação José Saramago, com uma sessão de divulgação da Carta universal dos deveres e obrigações dos seres humanos, no dia 24.

As atividades para pais e filhos e para grupos escolares, acontecem no Jardim do Bacalhau e na Biblioteca Municipal entre 19 e 25, contando com 12 mediadores de leitura, onde se incluem os mediadores de leitura da região de Beja.

A palavra dita e cantada será celebrada entre dia 19 e 25 de junho, com diversos espetáculos onde terão lugar a música, as leituras encenadas e os contos.

Entre 21 e 25 de junho no centro pedonal da cidade – Portas de Mértola – irá decorrer o Mercado do Livro, onde estarão disponíveis livros de mais de 70 selos editoriais, um espaço com livros a baixo preço e o Espaço ASSESTA – com livros de mais de 80 autores da região, que poderá conhecer nas sessões de autógrafos nos dias 24 e 25 de junho. Aí poderá também encontrar os artesãos da região, no Mercadinho urbano e descobrir as surpresas que vão surgindo em cada recanto do mercado do livro.

Estarão patentes as seguintes exposições: O mais belo fim do mundo (José Eduardo Agualusa, curadoria URUCUM); Mulheres e resistência – Novas Cartas Portuguesas e outras lutas (Org. Museu do Aljube – Resistência e Liberdade); Este silêncio que se ouve e que se escreve (Movimento IP2N4-Art); As mãos (Nazareth); Azul (Vanda Palma). Sendo que três delas são de criadores da região.

 

 

Entre o dia 21 e 25 de junho, no centro pedonal da cidade – Portas de Mértola – irá decorrer o Mercado do Livro, onde estarão disponíveis livros de mais de 70 selos editoriais, um espaço com livros a baixo preço e o Espaço ASSESTA – com livros de mais de 80 autores da região, que poderá conhecer nas sessões de autógrafos nos dias 24 e 25 de junho. No mercadinho urbano poderá também encontrar os artesãos do concelho de Beja e descobrir as surpresas que vão surgindo em cada recanto do mercado do livro.

 

Estarão ainda patentes as seguintes exposições: O mais belo fim do mundo (José Eduardo Agualusa, curadoria URUCUM);  Mulheres e resistência – Novas Cartas Portuguesas e outras lutas (Org. Museu do Aljube – Resistência e Liberdade); Este silêncio que se ouve e que se escreve (Movimento IP2N4-Art); As mãos (Nazareth); Azul (Vanda Palma). Sendo que três delas são de criadores da região.

 

A Feira do Livro é uma organização da Câmara Municipal de Beja em parceria com a ASSESTA - Associação de Escritores do Alentejo, DGLAB – Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e a Fundação José Saramago, e conta com o apoio institucional da DRCulturaAlentejo.

 

Horário do Mercado do Livro

Dia 21 - 17h00-21h30
Dia 22 e 23 - 16h00-21h30
Dia 24 (sábado) - 10h00-14h00 | 16h00-21h30
Dia 25 (domingo) - 10h00-14h00 | 16h00-20h00

No dia 21 de junho, data em que se celebra o 149º aniversário (21 de junho de 1874) da Biblioteca Municipal de Beja, terá lugar no Terreiro dos Valentes, pelas 17h00, a abertura oficial desta 2ª edição da Feira do Livro.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
ANTI-AMERICANOS OU ANTI-TRUMP?
15/04/2025
Município de Beja questiona CP sobre prazo de entrega de novos comboios
15/04/2025
Centro de Arqueologia e Artes recebe exposição com textos de critico de arte e poetas
15/04/2025
“Se nós não ajudamos o jornalismo a passar por esta fase, [assistiremos à] morte da democracia junto com a morte do jornalismo”
14/04/2025
As ideias do Livre para o país
14/04/2025
Moura AC falha manutenção e Amora dita descida aos distritais do Campeonato de Portugal
14/04/2025
Município questiona CP sobre serviço público ferroviário em Beja
14/04/2025
Campeonato Interdistrital de Futsal Masculino joga-se esta sexta-feira
11/04/2025