A Biblioteca Municipal de Beja recebe, no dia 21 de maio, pelas 21h00, José Baguinho para o lançamento do livro “Cadeia de Caxias. A repressão fascista e a luta pela liberdade, com a URAP”.
A URAP - União de Resistentes Antifascistas Portugueses - foi fundada a 30 de Abril de 1976, reunindo nas suas fileiras um largo núcleo de antifascistas com intervenção destacada durante a ditadura fascista.
No regime democrático a URAP tem desenvolvido a sua ação na defesa dos ideais do 25 de Abril e da democracia.
Além de atividades de âmbito nacional, mantém contacto com organizações antifascistas de outros países e intervém através dos seus Núcleos locais e regionais em diversificadas iniciativas cívicas de promoção dos ideais democráticos e antifascistas.
Sobre o livro
“O reconhecimento a quem o merece” é o título da introdução à obra, da autoria Levy Baptista, advogado antifascista e presidente da Mesa da Assembleia Geral da URAP, que considera que o livro “afirma e defende os valores democráticos e contribui para transmitir às actuais e futuras gerações o conhecimento da natureza, objectivos e crimes da ditadura fascista”.
Levy Baptista sublinha que “os presos políticos, particularmente aqueles que conheceram a penumbra da clandestinidade, foram verdadeiros heróis da resistência à ditadura no nosso país”; “a URAP, com esta edição sobre a cadeia de Caxias, contribui para o reconhecimento devido do povo português às muitas vidas sacrificadas nas cadeias do fascismo”.