Foi com profunda satisfação que o Município de Beja recebeu a agradável notícia de que Sua Excelência o Presidente da República condecorou o Monsenhor António Cartageno com o Grande-Colar da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.
A cerimónia de condecorações decorreu ontem, dia 13 de fevereiro, no Palácio de Belém. Marcelo Rebelo de Sousa justificou esta condecoração afirmando que "a música é um símbolo fundamental, um instrumento de paz, de concórdia, de tolerância, de congregação, de construção do espírito comunitário. Aqui se condecora, hoje, o mérito de uma vida ao serviço da comunidade nas circunstâncias mais difíceis, ano após ano, década após década”.
O Grande-Colar da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada é atribuído “a pessoas cujos feitos, de natureza extraordinária e especial relevância para Portugal, os tornem merecedores dessa distinção”, pode ler-se no site da Presidência da República.
O Presidente da Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio, felicita em nome do Município o Monsenhor António Cartageno, ordenado padre em 1972, na Igreja do Carmo, em Beja. Além do seu papel fundamental na recolha do património musical religioso alentejano, o Monsenhor António Cartageno é um distinto compositor de música sacra e litúrgica, reconhecido em Portugal e internacionalmente.
Fonte: CM Beja
Foto: Rui Ochoa | Presidência da República