O Programa iniciou-se com o lançamento do concurso de criação da imagem gráfica das comemorações oficiais, em janeiro de 2024, estendeu-se ao longo de todo o ano, terminando em 21 de dezembro de 2024, com um grande espetáculo no Pax Julia.
Apresenta um vasto e diversificado conjunto de iniciativas, gratuitas e abertas à população, que de seguida apresentamos.
Do programa constam exposições, ciclo de conferências, ciclo de cinema, espetáculos de música e teatro, residências artísticas, iniciativas desportivas, jogos tradicionais, atividades intergeracionais e iniciativas de participação cívica e jovem, no poder local.
As diversas atividades decorrerão no centro histórico da cidade, freguesias rurais, Jardim Público, Praia dos 5 Reis, em todos os equipamentos culturais do Município e nos Agrupamentos Escolares e Instituições socioeducativas aderentes.
Das 11 exposições integradas no Programa, destacamos as três grandes exposições de rua, previstas iniciar em abril:
- “Uma pequena luz vermelha - Cravo, a flor da liberdade” | Cartazes da coleção EPHEMERA (Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira)
- “Abril 74/75 - Um ano de Diário do Alentejo, no calor da Revolução” | Org. Município de Beja e Diário do Alentejo
- “Beja na Revolução de Abril” - Curadoria de Constantino Piçarra
Das 6 CONFERÊNCIAS, integradas no Programa, cinco constituem o Ciclo “Memórias de Abril: a importância da memória na defesa da democracia”, decorrem entre março e outubro e versam temas como, música e poesia na resistência, o assalto ao quartel de Beja, a liberdade, ou ausência dela, na imprensa, ou o papel da mulher antes e pós 25 de abril, entre outros. Para além destas, em abril, no âmbito da inauguração das exposições de rua, realizar-se-á uma conferência sobre os 50 anos da democracia.
Dos 16 ESPETÁCULOS MUSICAIS, a esmagadora maioria dedica-se à música de intervenção, mas também visitamos o cante, as bandas filarmónicas, a música disco, o baile tradicional, a música tradicional alentejana e as reinterpretações contemporâneas das músicas da revolução. Muitos são os espetáculos a destacar, contudo, o programa conta com os tradicionais espetáculos da Praça da República nos dias 24 e 25 de abril, e em dezembro o espetáculo final.
Dos 5 FILMES que integram o Ciclo “25 de abril, 50 anos em filmes” o destaque vai para "Outro Pais" de Sérgio Trefault, em abril, e “Salgueiro Maia, o implicado”, em dezembro.
O Programa inclui ainda, teatro, a participação das escolas e IPSS’s do concelho, com trabalhos dos alunos, envolvendo toda a comunidade escolar, atividades desportivas em família, jogos tradicionais nas freguesias rurais e fase final em Beja, itinerância de algumas exposições pelas freguesias rurais, exibição de Estatuas Vivas, Estórias na Areia, na Praia dos 5 Reis.