No passado dia 12 de dezembro, foi aprovada a integração do Professor Manuel David Masseno como Membro Honorário no Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), uma instituição quase bicentenária e extremamente prestigiada no Brasil, sendo muito poucos os estrangeiros nela acolhidos.
Dedicando-se aos estudos jurídicos, o IAB teve a sua fundação oficial a 7 de agosto de 1843, aprovada pelo Imperador D. Pedro II, na sequência de uma iniciativa de Francisco Gê Acaiaba de Montezuma, visconde de Jequitinhonha, o qual fora formado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Sendo assim o "Collegium" jurídico mais antigo da língua portuguesa, depois das Faculdades de Direito de Coimbra, de Olinda/Recife e de São Paulo, além de constituir a matriz da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), instituída em 1931.
Esta integração vem na sequência dos contributos do Professor Manuel David Masseno para a Advocacia brasileira, enquanto Membro Consultor de várias Comissões da OAB, em especial no que se refere às articulações entre Direito e as Tecnologias.
O que se concretizou nas Seções de São Paulo, de 2011 a 2019 e desde o início deste ano, de Minas Gerais, de 2013 a 2015 e também desde este ano, e ainda do Rio de Janeiro, igualmente a partir do corrente ano, além da de Santa Catarina, entre 2019 e 2024, assim como, em várias Subseções da Seção de São Paulo, mormente a de Campinas, a partir de 2017, e as de Guarulhos e Praia Grande, ambas desde 2021, para lá da de Santos, de 2018 a 2020.
Fonte/Foto: IPBeja