Na estrada para celebrar as raízes do Futebol, o projeto Liga-nos o Talento esteve, na manhã desta quinta-feira, em Beja, onde Nuno Gomes, Vice-Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Futebol - Liga Portugal, foi embaixador do apoio e da mensagem de reconhecimento do Futebol Profissional pelo trabalho inestimável nas Associações Distritais e Regionais (ADR) na formação dos craques do futuro. O internacional cujos golos encantaram várias gerações de adeptos foi recebido com carinho na loja Continente de Beja, onde fez a entrega de 20 bolas e de um cheque no valor de dois mil euros em cartão Dá a Pedro Xavier, Presidente da Associação de Futebol de Beja. Iniciativa da Fundação do Futebol - Liga Portugal, com o patrocínio institucional da Missão Continente e também o contributo da Puma, o projeto Liga-nos o Talento cumpre hoje, em Beja e em Évora (15h30) as derradeiras etapas de um roteiro agregador que levou a cada uma das 22 ADR o compromisso do Futebol Profissional com as bases de uma pirâmide em que a excelência tem de ser transversalmente nutrida.
Antes de satisfazer os pedidos de autógrafos e de fotografias com a simpatia que sempre teve como marca, a par dos golos, ao longo da carreira nos relvados, Nuno Gomes recordou a importância de apoiar o palco onde os sonhos começam. "É de louvar o facto de a Liga e do seu parceiro Continente terem tido a visão de ajudar as ADR. Quem anda no futebol sabe que é onde tudo começa, é lá que se inicia a carreira de um jogador, a nível amador, e sabemos também as dificuldades por que passam, muitas vezes, as Associações e os clubes; por vezes, dificuldades por uma simples bola, que é aquilo que os jovens rapazes e raparigas mais gostam de ter nos pés. Temos de louvar esta iniciativa, no sentido em que vai proporcionar também a estas ADR melhor qualidade no treino e mais condições para o desenvolvimento dos jovens", afirmou.
Rui Caeiro, Diretor Executivo da Liga Portugal, reforçou o sentido agregador deste projeto: "Esta é a 21.ª jornada deste campeonato que junta o Futebol Profissional ao futebol de base sob a égide do nosso parceiro - mais do que patrocinador, é o nosso parceiro Continente. E é mais uma jornada bem-sucedida e uma vitória para todos: para aqueles que são os recetores deste apoio, mas também para aqueles que entendem que é seu dever dar este apoio e este contributo”.
Pedro Xavier, Presidente da Associação de Futebol de Beja, aplaudiu o Liga-nos o Talento: "É um orgulho termos cá a Liga. Este projeto que está a ser desenvolvido pela primeira vez é muito importante para o Futebol distrital, para perceberem que é aqui que se começa, que aqui estão as raízes do Futebol Profissional. Estando o Futebol Profissional, que a Liga representa, junto do Futebol amador, com certeza, porque o Futebol é um todo, vamos desenvolver esta indústria, que é o mais importante. Estamos abertos a mais iniciativas destas. É importante para o Baixo Alentejo”.
Vítor Rodrigues, em representação da Câmara Municipal de Beja, saudou este sentido de união em prol de um bem comum: "Parabenizo a Liga Portugal e o Continente por esta iniciativa. O Desporto para nós, no concelho de Beja, é estratégico para o desenvolvimento e a promoção da vida saudável, e olharem para nós, que não estamos nos grandes palcos, nos grandes patamares; virem ter connosco e mostrarem que estão connosco neste processo de transformar a nossa sociedade num concelho mais ativo, mais saudável, é primordial. A AF Beja é um parceiro estratégico no que diz respeito às nossas políticas desportivas. É, porventura, a Associação que tem mais praticantes ao nível do concelho de Beja. Obviamente que estamos de mãos dadas, até porque a AF Beja vai além do futebol: tem o 'walking football', o desporto sénior, o desporto adaptado, com a CERCI Beja e o centro de paralisia cerebral, ou seja, é transversal e é um parceiro com quem queremos continuar. Fico satisfeito porque a Liga e o Continente dão-nos as mãos e, caminhando todos em conjunto, de certeza que será um sucesso”.
Rui Reis, diretor de loja Continente Beja, anfitrião da iniciativa, sublinhou a sintonia de valores que está na origem do projeto: "A Missão Continente liga-se ao Talento e, neste caso, à Fundação do Futebol - Liga Portugal, tendo em atenção que é no Futebol regional que começam a ser cultivados e a emergir os valores do respeito, da igualdade de género, aos quais nos associamos. Além disso, é nos escalões distritais e regionais que nascem os grandes talentos que depois singram na carreira e é preciso apoiar as ADR, que estão no terreno no dia a dia e fazem com que estas histórias aconteçam”.