Em
Jornal de Beja

2023/05/15

Município de Beja “desmente veementemente“ má qualidade das refeições escolares

Concelho

A Câmara Municipal de Beja desmente veementemente um conjunto de posts enganosos colocados a circular nas redes sociais, com intuitos que se desconhecem, mas que desde logo, lesam gravemente a imagem da qualidade das refeições escolares servidas num estabelecimento específico da área do Município de Beja.

Já num passado recente, imagens circularam com referência a outras escolas, pelo que se trata de uma campanha recorrente.

Importa realçar que nas escolas do concelho, são servidas uma média de 1500 refeições diárias, confecionadas por cinco entidades diferentes, em oito locais diferentes.

Por regra, as refeições são consideradas de excelente qualidade, existindo uma monitorização diária das mesmas, sendo possível os alunos repetirem as refeições sempre que o desejem.

As fotos que mostram pratos quase vazios ou refeições que não foram preparadas naquele dia, podem ser falsas ou deturpadas, o que destaca a importância de se verificar se as fontes são confiáveis e fidedignas, bem como de aferir a veracidade das informações e a fiabilidade de páginas não institucionais e pouco credíveis que as divulgam, antes de partilhá-las publicamente. As refeições escolares são um serviço essencial para muitos alunos, e, portanto, todos os esforços desenvolvidos pela Câmara Municipal de Beja, são direcionados para garantir que as mesmas são de qualidade e atendem às necessidades nutricionais dos alunos. Neste sentido, o Município contratou uma nutricionista para supervisionar as ementas, monitorizar e avaliar a qualidade dos produtos e das refeições confecionadas nos refeitórios escolares, semanalmente. Esta supervisão permitiu identificar os principais constrangimentos que ainda existiam, incluindo o desperdício alimentar e o facto de alguns alunos ainda não marcarem previamente as refeições.

Destaca-se a excelente relação de cooperação institucional entre a escola, o Município e a empresa que fornece as refeições escolares. Essa colaboração permite que sejam tomadas medidas eficazes para melhorar a qualidade do serviço prestado permanentemente, além de contribuir para garantir que as necessidades dos alunos são atendidas de forma apropriada.

O Executivo da Câmara Municipal de Beja implementou medidas para reforçar a supervisão, acompanhamento e divulgação pública das refeições escolares, bem como para informar, sensibilizar e acompanhar as famílias sobre o dever de marcação atempada das refeições escolares dos seus educandos.

O reforço da presença diária da nutricionista nos horários das refeições e o controlo diário do número de marcações agendadas e não agendadas, de acordo com os alunos presentes na escola, podem ajudar a assegurar que as refeições escolares sejam distribuídas de forma mais equitativa e diminuir o desperdício alimentar.

Com a implementação destas medidas pretende-se reforçar a eficiência e eficácia do serviço prestado, bem como garantir que há uma comunicação clara, transparente e aberta entre todas as partes envolvidas.

Só desta forma, será possível garantir que os alunos continuam a ter acesso a refeições escolares de qualidade, em que as suas necessidades nutricionais são atendidas de maneira adequada e o serviço é otimizado.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Ciclo de Conversas “Mediação da leitura e da escrita” regressa a 22 de abril
17/04/2025
Pax Julia recebe esta quinta-feira conjunto musical emergente Asteria
17/04/2025
Freguesia de Pias recebeu a Segunda Edição do Torneio Bernardo Marta
16/04/2025
A Festa do Cinema Italiano celebra a 18ª edição com cinema, gastronomia e música
16/04/2025
ANTI-AMERICANOS OU ANTI-TRUMP?
15/04/2025
Município de Beja questiona CP sobre prazo de entrega de novos comboios
15/04/2025
Centro de Arqueologia e Artes recebe exposição com textos de critico de arte e poetas
15/04/2025
“Se nós não ajudamos o jornalismo a passar por esta fase, [assistiremos à] morte da democracia junto com a morte do jornalismo”
14/04/2025