Na passada segunda-feira, dia 7 abril, decorreu nas instalações da CCDR Alentejo, I.P., em Évora, a assinatura dos Termos de Aceitação do cofinanciamento do projeto Centro de Valorização e Transferência de tecnologia em Beja – Edifício CEBAL, promovido pelo Município de Beja, no âmbito do Programa Alentejo 2030, através do apoio do FEDER.
O novo edifício do CEBAL é um marco no reforço da investigação, inovação e transferência de tecnologia no Alentejo, assumindo-se como um investimento estratégico para o desenvolvimento regional.
Organizado em três áreas que refletem a missão do Centro, o edifício terá uma zona pública de acolhimento e serviços, uma área de trabalho científico e tecnológico — com sete unidades de trabalho especializadas, da bioinformática à biotecnologia alimentar — e a inovadora Unidade In-Out, que aproxima a ciência das empresas, promovendo a experimentação de tecnologias em ambiente real.
Esta infraestrutura impulsiona a valorização do conhecimento local, fomenta a criação de emprego qualificado e abre caminho a novas dinâmicas económicas. Ao consolidar o Alentejo como território de referência em biotecnologia e inovação, o edifício do CEBAL terá um papel fundamental na transformação e no futuro da região.
Fonte/Foto: CM Beja