O principal arguido, Elton F., residente no Cacém (Sintra), e em prisão preventiva, desde 15 de junho de 2022, no Estabelecimento Prisional de Beja, está acusado de dois crimes de tráfico de estupefacientes e de um crime de aquisição de moeda falsa para ser posta em circulação.
Os dois indivíduos nascidos em Cabo Verde, ambos têm o mesmo nome, foram detidos pela primeira vez em março de 2021, em Serpa, tendo na ocasião Elton P. abalroado uma viatura da GNR para tentar fugir. Acabaram por atirar para fora da viatura um saco plástico contendo 15 pacotes de cocaína, com o peso total de 35,78 gramas e 10 pacotes de heroína, com o peso de 22,585 gramas.
Aos dois indivíduos seriam ainda apreendidas 0,98 gramas de cannabis, uma nota falsa de 50 euros, 520 euros em notas do BCE e quatro telemóveis.
Presente a tribunal, a Elton F., o principal arguido, entre outras, foi-lhes aplicada a medida de proibição de contatar com consumidores de produtos estupefacientes, o que nunca cumpriu.
Os quatro detidos vão ser julgados Coletivo de Juízes do Tribunal de Beja, arriscando penas superiores a cinco anos de prisão.