Em
Jornal de Beja

2023/06/26

Seleção Distrital Masculina de Futebol Sub-14 de Beja vence Liga de Ouro do Torneio Lopes da Silva

Desporto

Realizou-se entre os dias 18 e 24 de junho mais uma edição do mítico Torneio Lopes da Silva.

Depois de Beja e Évora em 2022, coube às Associações de Futebol de Castelo Branco e Guarda a organização desta prova que reúne as vinte e duas Seleções Distritais Masculinas de Futebol Sub-14 do país.

No final, a festa fez-se em vários tons e por várias equipas. O conjunto da Associação de Futebol de Beja foi um dos coroados, com a conquista da Liga de Ouro.

A caminhada dos nossos jovens começou com a partida frente à congénere da Associação de Futebol de Ponta Delgada. Numa primeira parte controlada pela equipa bejense, Afonso Carapinha (14' e 21') fez dois golos nos primeiros trinta minutos, suficientes para o marcador assinalar 0-2 ao intervalo. Na segunda parte, Lourenço Cardoso reduziu, naquele que foi o melhor período da formação de Ponta Delgada. Contudo, perto do final, a seleção da Associação de Futebol de Beja voltou a superiorizar-se, fixando o resultado em 1-4, com golo de Simão Canilhas (57') e mais um de Afonso Carapinha (59').

Seguiu-se um complicado desafio frente a um conjunto bem conhecido. A Seleção da Associação de Futebol de Viseu foi adversária difícil nos jogos de preparação. No Torneio Lopes da Silva quebrou-se um ciclo de maus resultados frente aos viseenses. Gonçalo Cavaco (49') foi o marcador do único golo do jogo.

Com seis pontos somados nas duas primeiras jornadas, bastava, no mínimo, um empate diate de Aveiro para que a nossa seleção carimbasse o acesso à Liga de Platina e tivesse um lugar entre as seis melhores equipas do país. A partida acabou por ser muito equilibrada, com poucas ocasiões claras de golo. Numa das poucas oportunidades, Martim Barbosa (30') não facilitou e fez o 1-0 com o qual a turma da Associação de Futebol de Aveiro ultrapassou o conjunto bejense.

O acesso à Liga de Platina era um sonho que não se concretizou. Já a Liga de Ouro era o grande objetivo da Associação de Futebol de Beja desde o início, apontando a uma prestação tão boa ou melhor que a verificada na última época. Nesta Liga de Ouro, a primeira adversária foi a congénere da Associação de Futebol de Leiria, que teve mais bola, mas nem por isso foi mais perigosa que a seleção da Associação de Futebol de Beja. Ainda assim, um bom remate de Lourenço Leal, aos 32 minutos, deu a vitória aos leirienses.

No segundo embate da 2.ª fase esteve pela frente a equipa da vizinha Associação de Futebol de Évora. Neste dérbi alentejano já se esperavam muitas dificuldades de um lado e de outro. À frente da baliza, a diferença foi feita por Afonso Carapinha, que marcou o único tento do encontro aos 12 minutos. A consistência coletiva fez o resto.

Três pontos somados na 2.ª fase deixavam a Associação de Futebol de Beja no segundo lugar da sua série e em posição para disputar o 9.º e 10.º lugares. Contudo, por questões regulamentares, a classificação do grupo foi reorganizada e, na noite de dia 23, os jovens bejenses ficaram a saber que iriam jogar pelo 7.º e 8.º lugares e pelo troféu da Liga de Ouro, frente à Associação de Futebol de Coimbra.

Uma vez numa final, o jogo era para ganhar e a nossa Seleção Distrital não comprometeu. Mostrando uma enorme atitude - a exemplo do que aconteceu ao longo de toda a semana - a equipa superou-se e venceu os coimbrenses por 1-0, com golo de Afonso Carapinha (29').

Prestação fechada em festa, com uma merecida conquista da Liga de Ouro e um fantástico 7.º lugar na classificação geral, a coroar um percurso incrível de um grupo de jogadores e de uma equipa técnica que muito trabalharam para chegarem na sua melhor forma a este Torneio Lopes da Silva. Um percurso muito bem sucedido, que também se deve ao esforço e dedicação das famílias destes atletas e aos clubes do nosso distrito que ao longo da temporada lutam pelo futebol de formação no Baixo Alentejo.

Este Torneio Lopes da Silva celebrou-se também nos tons da Associação de Futebol da Madeira, que conquistou a Liga de Platina (1.º lugar da geral), numa final inédita frente à equipa da Associação de Futebol de Setúbal (2.ª classificada); na Liga de Prata, a vencedora foi a formação da Associação de Futebol do Algarve (13.ª classificada); já o troféu da Liga de Bronze foi levantado pela seleção da Associação de Futebol de Portalegre (19.ª classificada).

Independentemente das classificações, ficou evidenciado o enorme trabalho das 22 Associações Distritais e Regionais e dos seus clubes no contexto do futebol de formação, com jogos sempre bem disputados e muito equilibrados. Feito que merece ainda mais destaque se recordarmos que muito deste esforço, com esta geração de jogadores, se fez depois de um longo período de pandemia.

Fechamos este capítulo agradecendo, uma vez mais, a todos os familiares e amigos que nas bancadas ou à distância fizeram questão de acompanhar e apoiar a nossa Seleção Distrital, bem como a todos os amigos das diferentes comitivas com quem partilhámos inúmeros momentos ao longo deste Torneio Lopes da Silva. Uma palavra, ainda, para a excelente organização da Federação Portuguesa de Futebol e das Associações de Futebol de Castelo Branco e da Guarda.

O Torneio Lopes da Silva regressa no próximo ano.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Registo operacional do Comando Territorial de Beja
10/04/2025
Beja acolhe vencedores da “canção do ano” nos Prémios Play
10/04/2025
Investigador da Universidade de Évora convidado pela NASA para contribuir na missão espacial EDGE
9/04/2025
Novo edifício CEBAL cofinanciado no Programa Alentejo 2030
9/04/2025
O ‘TIJOLO’ ESTÁ DE REGRESSO?
8/04/2025
Biblioteca José Saramago abre Ciclo de Conversas com António Vilhena
8/04/2025
Banda Quinta do Bill abre comemorações do 25 de Abril em Beja
8/04/2025
Mestre Francisco Torrão dá nome ao auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude
7/04/2025