A homenagem a Francisco Mendes, que faleceu no passado dia 19 de janeiro na sua residência em Madrid, vai realizar-se no próximo dia 30 de abril no decurso da 39ª edição Ovibeja, numa sessão agendada para o Auditório da Expobeja, no Edifício Azul.
A iniciativa está agendada para as 11,00 horas, onde será lembrada a pessoa e a figura de Francisco Mendes, será moderada por José Maltez e terá como oradores, Joaquim Grave, Luís Toucinho, Maurício do Vale e Manuel Dias Gomes.
Em marcha esta uma outra iniciativa que visa lembrar Francisco Mendes, na casa onde nasceu, na Rua Dr.Afonso Costa, antiga Rua das Lojas e também Rua dos Mercadores, com a colocação de uma um azulejo no Nº 13 daquela histórica artéria do Centro Histórico de Beja e que vai ser apresentada durante a homenagem.
Sócio Honorário a Título Póstumo, dos Bombeiros de Beja
Na Assembleia-Geral de 27 de março de 2023, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Beja, aprovou por unanimidade a proposta para atribuição do título de Sócio Honorário a Título Póstumo a Francisco Mendes, cuja distinção vai ser entregue à família no dia 30 de abril no decurso da homenagem, pelo presidente da Direção, Rodeia Machado.
Em 1 de junho de 2000, realizou-se um festival taurino para homenagear Francisco Mendes, tendo este aceite “na condição da receita reverter para os Bombeiros de Beja. Dada a fraca receita, no dia seguinte Francisco Mendes foi entregar à direção da corporação um cheque no valor de 500 mil escudos”, recordou ao Lidador Notícias, Luís Toucinho.
Assembleia Municipal de Beja
Na última sessão ordinária realizada em 27 de fevereiro de 2023 foi aprovado um Votar de Pesar, com uma única abstenção, estando presença de eleitos da Assembleia Municipal de Beja para fazer a entrega de um documento que assinala essa decisão.
Quem foi este bejense
Francisco Mendes Silva Conceição, de seu nome completo, nasceu em Beja a 24 de dezembro de 1932 e faleceu em Madrid aos 90 anos, no dia 19 de janeiro de 2023, o quinto matador de touros de Portugal, tendo recebido a alternativa em Málaga, no ano de 1954, das mãos de António Ordoñez. Recebeu a alternativa em Málaga, no ano de 1954, das mãos de António Ordoñez, confirmando a alternativa a 3 de maio de 1957 na Monumental de Madrid, apadrinhado por Rafael Ortega.
Em 2000 o Executivo da Câmara Municipal de Beja, liderado por José Carreira Marques, atribuiu a Medalha de Honra da cidade que lhe foi entregue no dia 1 de junho desse ano. Reconhecendo a notoriedade do toureiro bejense, o Município atribuiu o nome de Francisco Mendes ao largo fronteiro à porta principal da Praça de Touros José Varela Crujo.