Em 2023, a OMS escolheu como tema das comemorações “Envolver os Doentes para a Segurança do Doente”, reconhecendo o papel central de todos, nomeadamente, utentes, doentes, famílias, cuidadores, profissionais de saúde, líderes das unidades de saúde, decisores políticos e sociedade, na promoção de cuidados de saúde seguros e com qualidade.
Através do slogan “Dar + voz aos doentes“, a OMS apela a todos para que tomem as medidas necessárias de modo a assegurar que os cidadãos sejam envolvidos na formulação de políticas, e no desenvolvimento conjunto de estratégias de segurança dos doentes, sendo parceiros ativos nos seus próprios cuidados e estando representados nas estruturas de governação.
Importa continuar a promover e a consolidar a prestação de cuidados de saúde centrados na pessoa, humanizando-os e baseando-os na melhor evidência, sem descurar o envolvimento e a participação ativa dos utentes, doentes, famílias e cuidadores. Esta é uma estratégia fundamental para desenvolver sistemas de saúde cada vez mais seguros.
Tal como referido pela OMS, temos de agir juntos por cuidados de saúde melhores e mais seguros.