A corrida inicia-se em Beja que pela nona vez é local de partida da Alentejana, com a ligação no primeiro dia a Ourique com a meta no final da rampa junto à Câmara Municipal, na semana em que naquela vila se realiza a Feira do Porco Alentejano.
Beja é a rainha do início da Volta ao Alentejo, o que já sucedeu em 8 ocasiões (1991, 94, 95, 98, 2001, 02, 04, 05). Registando-se o facto de dezoito das quarenta e sete sedes de concelho do Alentejo já terem recebido o início da prova.
Seguem-se as etapas Castro Verde-Grândola, Vendas Novas-Estremoz, Crato-Castelo de Vide e Monforte-Évora. A penúltima etapa com final em Castelo de Vide, tem uma incursão pela Serra de S. Mamede com passagem junto às antenas, no ponto mais alto do Alentejo situado a 1.025 metros de altitude, que deverá ser decisivo nas contas para a classificação geral.
O pelotão que ainda poderá sofrer alguma alteração, tem confirmada a presença das nove equipas Continentais portuguesas, as duas melhores classificadas no ranking das equipas de clube-sub 23 da UVP/FPC, a que se juntam as espanholas Burgos-BH, Caja Rural-Seguros RGA, Kern Pharma e Electro Hiper Europa, os angolanos da Bai-Sicasal-Petro de Luanda que esta temporada conta com três espanhóis e um cubano, os alemães da Bike Aid e os britânicos da Trinity.